quinta-feira, 21 de junho de 2007


Olá homeboyz!!! Convidado pela minha amiga Larinha vim falar um pouco sobre essa banda que eu considero um dos pilares do metal alternativo, junto com o saudosíssimo KoRn (que hoje não tem mais nada de saudosíssimo pra mim...) e o Rage Against the Machine: o Deftones.
Tudo começou quando Chino Moreno (vocais, guitarra), Chi Cheng (baixo), Abe Cunningham (batera) e Stephen Carpenter (guitarra) se conheceram em um rolê de skate numa das pistas de Sacramento. Depois de perceberem uma acentuada afinidade musical, eles resolvem montar uma banda e começam a tocar covers das bandas que escutavam nas festas aleatórias da cidade, ainda sem nome definitivo. Um tempo depois, fica de comum acordo entre os integrantes que o nome da banda seria Deftones. O nome não tem nenhum significado especial, segundo Chino Moreno, dizendo que ele apenas representa o som que a banda faria dali pra frente( que por acaso, é um discurso muito parecido com o que o Jonathan Davis fez quando perguntaram sobre o por quê da idéia idiota de batizar sua nova banda de KoRn ).
Agora com um nome, formação certa e um monte de idéias na cabeça, o Deftones começa a compor suas primeiras canções, influenciados pela distorção da guitarra do Deep Purple, banda da qual Stephen Carpenter é fã de carteirinha, e as melodias do The Cure e Weezer, influências que Chino Moreno tem orgulho de clamar aos quatro ventos(como diria Mike Patton “Influência é tudo, desde que na medida certa”.).
O resultado da brincadeira foi a demo (like) Linus, considerado pelos fãs como o primeiro cd demo da banda, feito totalmente de forma independente, dando amostra do som que os caras faziam e do que poderiam melhorar mais além. E num puto golpe de sorte, o cd acabou caindo nas mãos da dona da Maverick, ninguém mais ninguém menos que Madonna, que ficou muito impressionada com o som que a banda fazia e não tardou em fechar contrato com os caras de sacramento, e em 3 de outubro de 1.995 sai o “primeiro cd” da banda, o Intitulado Adrenaline. Esse álbum tem 10 músicas e uma escondida(Festa que toca minutos depois do término da Feral), das quais três foram gravadas na demo(Empene nº 9, Roto e 7 Word):,numa mistura furiosa de hip hop, punk e metal, angariando cada vez mais fãs, que iam dos punks aos rapeis. Logo após o lançamento da bolacha, os californianos do Deftones saem em excursão com bandas como Bad Brains, L7, Quicksand e a revelação do metal alternativo da época, KoRn, os quais são ótimos amigos até hoje. E durante os 2 anos de excursão do Adrenaline, os caras não ficaram parados curtindo a balada não... começam a compor material para o próximo cd, intitulado Around the Fur, lançado em 28 de outubro de 1.997, mantendo a mesma linha raivosa, só que agora com um pouco mais de experimentalismo por parte dos músicos, e canções mais trabalhadas. A bolacha conta com 10 músicas e uma escondida(Damone, que toca depois do término da MX), contando com a participação do DJ Frank Delgado na mixagem de algumas músicas, e de Max Cavalera (ex Sepultura e Soufly) na energética faixa HeadUp. Esse cd rendeu os clipes My Own Summer(trilha sonora de Matrix) e Be Quiet and Drive (se eu esqueci de algum por favor me lembrem). E dá-lhe excursão...e agora com clipes figurando nas MTV’s de todo mundo e participações em programas de TV e Rádio, não era nada estranho ver os caras distribuindo autógrafos e dando entrevistas por aê, mas sem deixar a fama subir a cabeça. e mesmo com essa rotina estafante de shows, festas e ressacas, os caras continuam compondo e ensaiando músicas novas.

Em 3 de outubro de 2000, três anos depois do lançamento do Around the Fur, é lançado aquele que é considerado o melhor álbum de toda a carreira da banda (também não tem como ser diferente, o álbum é bom do começo ao fim): o sombrio White Pony, que traz 12 faixas (e nenhuma escondida) totalmente experimentais, criativas e pesadas ( quer ouvir algo realmente experimental by Deftones??? Ouça RX Queen e Tennager ...), contando com a participação do vocalista do Tool/A Perfect Circle, Maynard James, na faixa Passenger, uma das mais aclamadas do CD. Esse cd contou com os clipes da Back to School, Streer Carp e Change(trilha do Filme A Rainha dos Condenados). Esse cd conta com a entrada do Frank Delgado como integrante definitivo da banda.
Em 2001 o Deftones vêm fazer sua primeira apresentação na América do Sul, no Rock In Rio 3, num show de aproximadamente 50 minutos (...).
Dois anos depois, em 20 de maio de 2003, é lançado o auto-intitulado Deftones, um cd que é bom tanto na arte gráfica quanto na parte musical, trazendo mais experimentalismo que os cd’s anteriores, o que confirma mais uma vez a competência dos músicos, sabendo utilizar de forma correta suas influências tornando seu som diferente, mas sem que caia na mesmice, o que rendeu o Grammy de melhor banda de metal, e o título de melhor cd de 2.003, fora os discos de platina da vida. Hexagram, Minerva e a fodástica Bloody Cape foram as faixas que ganharam clip, e que figuraram na MTV repetidas vezes, igual o programa do Chaves na SBT. Esse álbum traz um conteúdo multimídia muito bom(só falto o jogo do come-come do White Pony), trazendo depoimentos dos integrantes da banda, sessões de.gravação do cd, ensaios e várias fotos da turnê do White Pony (que mostrou que além de ótimo guitarrista, Stef também é perito em enrolar baseados).
Na sobra de material de estúdio, B-Sides and Rarities é lançado no mercado em 3 de outubro de 2005. O cd nada mais é que uma compilação de faixas de estúdio não aproveitadas, versões acústicas e um cover do The Cure para, “If Only Tonight We Could Sleep” ao vivo . Conta com a participação dos chicanos do Cyprees Hill na faixa “Black Moon”.
E neste intervalo de tempo sem gravar nada inédito, Chino Moreno dedica seu tempo ao Team Sleep, sua banda paralela, que lançou um cd em 2005, Team Sleep, trazendo 16 faixas ao todo, com uma musicalidade totalmente diferente do deftones, muito mais experimental e com guitarras leves, um som totalmente viajante, no qual se pode atingir níveis alucinógenos nunca antes alcançados, se escutado em companhia de substâncias ilícitas.
E 3 anos após o último lançamento, sai do forno, em 31 de outubro de 2.006, Saturday Night Wrist, trazendo um Deftones totalmente mais maduro e carregando mais de 10 anos de estrada. O vocal do Chino Moreno tá perfeito, instrumental muito bem sincronizado e trabalhado, e como não podia deixar de ser, experimentalismo e criatividade a níveis elevadíssimos. Rendeu clip para as faixas Hole in the Earth e Mein que conta com a participação de Serj Tankian(só na musíca, por quê no clip ele não apareceu...).
Aclamado por uns e posto em dúvida por outros, Saturday Night Wrist trouxe também a dúvida da continuação da banda, com o boato de que a banda não estava se entendendo, e também com a suposta saída do Chino Moreno.
Mesmo sendo boatos ou não, os californianos continuaram excursionando pelo mundo, e acabam voltando a fazer apresentações na América do Sul, rendendo uma única apresentação em São Paulo, na Via Funchal, no dia 10 de fevereiro(eu tava lá...\o/). O show contou com 2hrs de duração e contou com 23 músicas que descartaram a hipótese de um setlist regado de músicas do último cd. “Vamos fazer uma espécie de Greatest Hits da nossa carreira aqui no Brasil, esperamos que a galera goste.” disse o baixista Chi Cheng, numa entrevista ao UOL. E realmente foi muito bom, o melhor show da vida de muita gente, inclusive da minha, eu só acho que eles devim ter tocado a DeathBlow e a Kimdracula, mas o show foi perfeito mesmo assim(compensou as 48 horas mais mal durmidas da minha vida, sem contar as 5 horas na fila).
As últimas notícias que se tem dos caras é que eles superaram a crise, excursionaram na segunda versão do festival The Family Values, encabeçado pelos caras do Korn, e que estão entrando em estúdio para gravar material novo, segundo o site brasileiro da banda, descartando mais uma vez a saída de Chino Moreno da banda.
Pois é galera, modas vieram e passaram, bandas começaram, acabaram e se venderam, e o Deftones continua firme e forte, mostrando que seu som não é algo que se rotule, nem que se compre, ou como disse Chi Cheng para a UOL, quando perguntaram se esse novo álbum não estaria um tanto quanto “pop” se comparados aos outros: “ o deftones é uma ilha e a experimentalização é o mar que nos cerca.”, sincero ele não.
E agora ao som de Xerces, faixa do Saturday Night Wrist, eu me despeço de vocês caros homeboyz, agradecendo a oportunidade de escrever sobre uma das bandas que eu considero crucial no meu porta cd, depois de KoRn: Deftones.

Abrazz a tds!!!

P.S.: Quer uma indicação??? Ouça todos os cd’s!!!


Curiosidades:

“ O nome da bandas tem duas histórias distintas: uns dizem que se refere a duas teclas do telefone, a tecla def e a tecla tone. Outros dizem que é um neologismo, sendo def uma escrita fonética para a palavra deaf(surdo), e tones (tons), sugerindo assim, o nome de “Tons Surdos”.

“ Chino Moreno fez uma participação na música First Commandment, no Soulfy do ex-integrante Max Cavalera, e na música Wicked, do álbum Life Is Peachy do Korn”.

“ A música Feiticeira é uma homenagem a Joana Prado “a Feiticeira”, que os californianos conheceram por intermédio dos seus amigos do Sepultura”.

“ Na primeira apresentação no Brasil, Chi Cheng passeou por Copacabana e experimentou a famosa caipirinha. Resultado: porre...”

“ Repórter: Vocês são uma banda de rock que se resume a dois chicanos, um americano e um chinês. O que vocês tem a dizer sobre isso???
Chino Moreno: Isso só vem a provar que o Rock não é algo que possa ser feito exclusivamente por brancos, nem o Rap ou Hip Hop seja feito exclusivamente por negros.”

“ A banda comprou seu primeiro equipamento profissional com a grana que o Stephen Carpenter(guitarrista da banda), ganhou num processo por ter sido atropelado por um motorista bêbado.”

“ Segundo Chi Cheng, todos os álbuns do Deftones são gravados num clima hostil entre os integrantes da banda, pois, segundo o baixista, Chino Moreno é muito perfeccionista quanto às musicas da banda”.

“ A instrumental u, u, d, d, l, r, l, r, a, b, select, start do álbum Saturday Night Wrist refere-se a um código do jogo Internacional Superstar Soccer Deluxe, com o qual é possível transformar o juiz da partida num cachorro...”
O serjãO foi feliz ao escrever esse texto minha gente :O.
Bem o SerjãO tem 21 anos, cursa sistema de informaçãO,e faz textos incriveis!
mew viva esse blog e sua evoluçao!!!
-Lara

Nenhum comentário: