sábado, 23 de junho de 2007

O hype e a grande vinda do arctic Monkeys para o brasil.\o/




Uma das primeiras coisas que eu ouvi em São Paulo sobre bandas novas do cenário do rock,foi quando eu conheci o Rafa (grande Choco), e ele queria me levar pros festivais e dizia, “meu vai ser hype” criando uma classificação, (injusta talvez). A verdade é que as pessoas que trabalham na mídia, em sua maioria, anseiam por uma banda que revolucionem o mundo musical, como os Beatles revolucionaram, como o Sex Pistols revolucionou, como o Nirvana revolucionou. A sede por algo que revolucione o rock novamente, trás uma ignorância gigantesca à tal ponto de inventarem uma expressão bem conhecida, iniciada com os Strokes: SALVAÇÃO DO ROCK... (("eu odeio dizer isso, mas eu concordo com a maioria q diz q "nasce uma salvação do rock a toda semana"eu acho dificil acreditar que tenha nascido uma salvação do rock... ou mesmo que o rock precise ser salvo..."-Guilherme Felipe))-Caramba! Desde que os Strokes apareceram em 2001, já cansei de ver bandas que vieram pra “salvar o rock”. Poxa, julguem por si mesmos: o rock precisa de salvação mesmo? Ou ele está desgastado como qualquer outra arte, tipo, a moda. Costumo ouvir muito dos “tiozões old-schools”: - O que tinha que ser inventado no rock, já foi inventado. A partir de agora é só influência. Costumo concordar com eles. Veja que antigamente, os Beatles, Elvis, Rolling Stones tinham como influência outros estilos musicais, como o blues. Não existia um precursor rockeiro o qual eles admirassem. Hoje temos farto banco de influências nas últimas 5 décadas! O rock não precisa de salvação ou renovação. Ele precisa de sossego e de compreensão. Como toda arte, ele se desgasta inevitavelmente. O desespero é imenso, e as bandas novas que mostram alguma influência forte de outra banda revolucionária antiga, já são denominadas de HYPE. O som mais COOL do rock atual!! Palmas!


O Arctic Monkeys apareceu em 2005 um grupo inglês, mais precisamente de Sheffield. Formado por Alex Turner (Vocal/Guitarra), Jamie Cook (Guitarra), Andy Nicholson (Baixo) e Matt Helders (Bateria).Eles deram um susto na mídia especializada! Você costuma ouvir: “As vendas bateram recordes e mesmo assim eles disponibilizavam suas músicas para serem baixadas na internet! A banda com a cara da nova geração. Geração antenada, geração meio real, meio virtual. São garotos!! Nenhum deles tem mais de 21 anos! Uau! Incrível! Ouça o som deles! Tem um toque de The Clash, com batidas fortes!”-((“trazendo a "urgência e simplicidade" do punk, letras inspiradas como as de Morrissey e referências de Gang Of Four, The Jam, The Clash, Smiths, entre outros”-Adriano Moralis,para o site Muzplay))-Concordo com tudo isso. Acho o som dos caras bem legal, se evoluírem mais, poxa, vão ser muito bons! Porém, por soarem com sua influência de punk rock antigo ,já soam como a salvação que o rock precisava! O rock não precisa ser salvo, em hipótese alguma. A verdade é que temos o rock da nossa geração, com muitas bandas boas,e todas com suas influências, tocando para pessoas de seu tempo. Gostamos de ouvir The Clash, por exemplo, London Calling, mas não podemos desprezar uma banda que tem influências forte do mesmo Clash. É preciso saber separar. Se alguém inovou nessa nova geração, façamos justiça aos Strokes. Seja em som, visual e atitude. Não sou uma fã dos Strokes, porém acho que eles iniciaram uma nova onda, não só nas bandas posteriores como na mídia em geral, que buscavam um novo Strokes.Ao pessoal da mídia: hoje em dia, informação é rápida e inextinguível. Quando você menos percebe, algo novo aparece. O mundo da informação é rápido e descartável. A nossa geração é prejudicada por isso. A cada dia conhecemos uma nova banda. Minha cabeça vai um dia explodir de tanto conhecer bandas novas. A mídia, acostumada à essa rapidez, quer revoluções rápidas também. Quer revoluções por dia. Quer inovações por minuto. E dou uma dica de alguém que ama esse mundo do rock: respeitem esse senhor de mais de 50 anos chamado Rock’n’roll. O rock permanecerá o mesmo em sua essência, pra sempre. Não adiante querermos transportar nosso modo rápido de viver, o rock é devagar e eterno. Tem suas fases e ninguém mudará isso. Arctic Monkeys é muito bom, mas não é revolucionário, não é inovador. Tem boas influência, mas não é tudo isso que estão dizendo!


Falando nisso O Arctic Monkeys criou uma expectativa gigantesca em torno de seu novo disco. Expectativa que já não era vista há muito tempo. Posso dizer que não foi de decepcionar. Favourite Worst Nightmare é mais pesado e mostra escancaradamente a intenção do quarteto em mostrar uma desprentensão quanto às expectativas e todo o "hype" atribuído a eles. O som deles soa mais maduro, porém sem perder a juventude e o lance de banda de garagem britânica. Vale a pena ouvir esse novo disco e compará-lo ao anterior e ver que houve uma boa evolução. Vou indicar uma ótima música, onde a guitarra e a bateria se juntam nos trazendo uma ótima canção: If You Were There, Beware. O bom de tudo isso é que todo aquele hype idiota caiu fora e finalmente podemos ouvir um som sem as máscaras que todos criavam.


-Lara,




http://www.youtube.com/watch?v=qgr_FyQv544 (vejam isso, ahhh vaii. eles são tão bonitinhos tãO fofinhos, hummm acho digno! eles estarem "causando" :) )




O TIM Festival desse ano está prometendo ser o melhor dos festivais de música que vai acontecer por aqui em 2007. E também está parecendo que será a melhor edição do TIM Festival até agora.
Quer ver? Primeiro foi o Arctic Monkeys confirmou em seu site oficial. Agora a organização do festival confirmou mais uma atração de peso: The Killers. Duas bandas de peso, que lançaram albums recentemente, e devem trazer um setlist rechado de hits. Confirmou também a banda Juliette & The Licks. As três bandas nunca tocaram por aqui antes.
As datas e locais são:26 de Outubro - Rio de Janeiro - Marina da Glória28 de Outubro - São Paulo - Arena Skol Anhembi31 de Outubro - Curitiba - Pedreira
Os ingressos começarão a ser vendidos no dia 27 de Agosto, mas a organização do festival ainda não divulgou preço nem locais de venda.
O Arctic Monkeys tem dois CDs lançados: o Whatever People Say I Am, That´s What I Am Not, primeiro disco da banda e o recem-lançado Favourite Worst Nightmare
.


-Rapha,bcc.

Nenhum comentário: